Title: Volkswagen Logistics visits port of Paranagua´s infrastructure.
Considerada a maior produtividade nas operações com embarque e desembarque de automóveis nos portos mundiais, com a marca de 250 carros/hora, o porto de Paranaguá chama a atenção dos executivos da 4ª. fabricante mundial de automóveis: Volkswagen.
A limpeza e a organização do Porto de Paranaguá deixaram impressionada a gerente de Logística da Volkswagen, a alemã Andrea Eck, durante visita ao complexo portuário paranaense em 11 de setembro de 2009.
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O superintendente da APPA e a executiva de logística portuária da Volkwagen alemão Andrea Eck.
Responsável pela contratação do transporte marítimo da companhia em todo o mundo, Andrea conheceu as instalações públicas portuárias e o pátio destinado aos veículos da montadora em Paranaguá, que ocupa uma área de 120 mil m². “Gostei muito do Porto de Paranaguá. Fiquei impressionada com a limpeza e a organização.
A infraestrutura portuária disponível é muito boa, assim como os acessos rodoviários. Apesar de ser um porto graneleiro, Paranaguá apresenta boas condições de limpeza para as operações com veículos”, declarou a executiva, que é responsável pela definição de rotas, portos e armadores internacionais que atenderão as importações e exportações da Volkswagen.
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Produtividade de 250 carros por hora na exportação: padrão mundial.
Andréa Eck estava acompanhada do diretor de Logística da Volkswagen, José Ricardo Chiarello, e do diretor adjunto da montadora, Thomas Höhne, que foram recebidos pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza e pelo diretor do portos de Antonina Paulo Moacyr W. Rocha Fº, que depois os guiou para uma visita técnica aos terminais Barão de Teffé e Ponta do Félix, em Antonina.
Esta foi a primeira vez que a alemã visitou o Porto de Paranaguá. Sua estadia no Brasil inclui visitas a duas fábricas da montadora em São Paulo e, também, ao Porto de Antonina, distante cerca de 30 quilômetros de Paranaguá. “Estive aqui há três anos e percebo que mais mudanças contribuíram para que o porto esteja ainda melhor estruturado.
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Da esquerda para direita: Thomas Höhne, Andrea Eck, José Ricardo Chiarelllo, Danie Lúcio O. de Souza e Paulo Moacyr W. Rocha Fº
O Porto de Paranaguá é extremamente estratégico para a Volkswagen e continuará sendo nos próximos anos. Aqui construímos uma boa relação com a administração portuária e onde manteremos nossos negócios”, declarou Chiarello, que responde pela logística da empresa no Brasil. “Além dos automóveis fabricados na planta industrial do Paraná, parte da produção paulista da Volkswagen também é enviada a Paranaguá para exportação, resultado da boa logística e infraestrutura oferecida aos usuários do porto. É a eficiência que dita a escolha pelo nosso porto”, considerou o superintendente da Appa.
O Porto de Paranaguá está entre os três principais portos brasileiros que mais exportaram veículos em 2008, com 162 mil unidades movimentadas.
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Pátio de veículos da Volkswagen em Paranaguá.
No ano passado, as exportações de veículos geraram mais de US$ 938,5 milhões em receita. Entre janeiro e 10 de setembro deste ano, mais de 76,8 mil veículos foram movimentados no porto de Paranaguá. De janeiro a agosto, para a receita cambial das exportações foi de US$ 466 milhões. A Argentina é o principal destino dos veículos exportados pelo Porto de Paranaguá, seguido da Alemanha. Na importação, a Argentina também está em primeiro lugar, seguido do México.
Fonte: Autor e release Asscom/APPA.