O cidadão brasileiro sentado no sofá esperando a novela, já está ficando "especialista” em portos, não é mesmo?!
Caminhões, falta de gerenciamento da logística no porto: Os silos sobre rodas.
Pois é! Vamos tentar aqui objetivamente fazer uma comparação: O show no ginásio de esportes só tem capacidade para 1.000 pessoas, então é recomendável que uma pessoa interessada em assisti-lo, compre seu ingresso com antecedência para que no dia do evento não corra o risco de não ter lugar, não é mesmo?
Lembro-me que, quando entrei para compor a equipe da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) no Governo Requião em 2003, já existia um sistema de informática chamado “Carga-On-Line”, que estava inoperante e propositadamente mal gerenciado.
O sistema “Carga-On-Line” é o agendamento, é a compra do “ingresso” para o show logístico. Ou seja, o caminhão ANTES de iniciar sua viagem já deve ter agendado o dia e hora que irá descarregar no porto e para qual o terminal e navio aquele produto se destina. Não pode vir para o porto na base do “seja o que Deus quiser, lá em Paranaguá a gente dá um jeito!”.
Embarques de grãos nos navios: o gargalo principal é na gestão do fluxo logístico
Mas para que o sistema funcione, a Autoridade Portuária (no nosso caso a APPA), seja firme! Não permita que entre no seu pátio de triagem caminhões que não agendaram a viagem e ainda sequer a soja ou milho foi vendido para um importador no exterior. É incrível, mas isso ainda acontece.
Na safra 2004/5 já não tínhamos mais filas. Isto só ocorria quando faltava energia no pátio de triagem, caia o sistema dos computadores ou haviam roubos de cabos de fibra ótica que os ligam aos diversos setores do porto. É incrível, mas até isso é possível acontecer.
Depois que deixamos o governo, as filas voltaram no decorrer de 2010 até 2012 mostrando que os grupos de interesse em desmontar o sistema, os que usam caminhões como “armazéns sobre rodas”, venciam a autoridade portuária da APPA.
Os nossos portos precisam de melhorias sim, mas não são os responsáveis das filas que vemos na TV.
Ferrovias: A recuperação do atraso no modal ainda levará mais tempo. Porto de Paranaguá ainda com a ferrovia construída no Séc.XIX.
Que se construam armazéns e silos no interior do país, que nossas estradas e especialmente as ferrovias sejam ampliadas, que os acessos rodoviários sejam bons e não caóticos como são hoje, que os demais órgãos como Receita Federal, Ministério da Agricultura, Anvisa e outros, atuem 24 horas na beira do cais.
Aí sim, teremos velocidade nos embarques, ganhos de produtividade, mais trabalho e renda para todos os que compõem a cadeia logística.
Então pergunto: Vamos viver com fila ou sem fila?
É a minha opinião.