Paranaguá como referência
Um “Porto on-line”, este é o mais novo projeto a ser desenvolvido nos Portos do Paraná. O CENTRAN – Centro de Excelência de Engenharia de Transporte do Exército brasileiro, tem visitado e diagnosticado os portos estratégicos do Brasil para gerar um retrado dos estágios das tecnologias da informação nas administrações portuárias públicas, a pedido da SEP – Secretaria Especial de Portos. Nestas avaliações os Portos do Paraná têm sido avaliados entre os melhores na área, embora muita coisa ainda possa ser feita na área.
Entre os projetos a serem realizados está a implantação do sistema de acesso Internet e comunicações wireless. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA e a empresa estadual na área de TI´s CELEPAR - Informática do Paraná S/A. firmaram uma parceria para a manutenção e implantação de aplicativos de gerenciamento das operações portuárias.
Vanderlei Iensen e Daniel Lucio de Souza assinam contrato de parceria em TI´s para os portosparanaenses.De acordo com o superintendente da APPA, a nova parceria com a CELEPAR significa um salto tecnológico na área de tecnologia da informação dos portos paranaenses. “Queremos colocar o sistema wireless em toda a faixa portuária para que os trabalhadores portuários, o pessoal embarcado e todos aqueles que trabalham no porto tenham acesso à internet. Fora isso, temos a comunicação de dados em rede como no pátio de triagem e que ficam sujeitas às ações de vandalismo. Queremos adotar novos mecanismos para evitar quedas nos sistemas e paralisações na operação”, explicou Souza.

Vanderlei Insen presidente da CELEPAR e Daniel Lucio de Souza superintendente da APPA assinam contrato de parceria na área de TI´s.
Sistemas informacionais públicos já em operação
Os sistemas de gerenciamento da logística de grãos dos caminhões e comboios ferroviários que se dirigem ao Porto de Paranaguá, são hoje gerenciados pelo sistema Carga-on-line, que cadastra os modais desde sua origem, exigindo disponibilidade de espaços nos terminais portuários, navios pré nominados o que elimina a fila de caminhões que transportam grãos do interior do país ao porto.
Porto de Paranaguá: referência nacional em TI´s aplicadas a portos e nos indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho portuário e o encontro ANTAQ em Paranaguá
Na busca da melhoria dos indicadores de desempenho do sistema portuário brasileiros, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou em neste mês de abril em Paranaguá a Reunião de Monitoramento do Sistema Portuário.

Hélio da Silva gerente do Departamento de Desempenho Portuário da ANTAQ, coordenador do encontro de Paranaguá.
O superintendente dos Portos do Paraná, Daniel Lúcio Oliveira de Souza disse que “estamos honrados pela visita dos representantes portuários e da ANTAQ. Foi uma sugestão nossa realizar um rodízio das reuniões e ficamos felizes que a idéia tenha sido aceita. Espero que todos os integrantes do grupo saiam daqui vendo que o Porto de Paranaguá tem muito que mostrar para o Brasil”.
O diretor operacional da Companhia Docas de Santana, no Amapá, Clóvis de Sousa, participa da reunião. Ele conta que há quatro anos, quando a atual administração assumiu o porto, encontrou um terminal falido. “Conseguimos recuperar o porto e fico muito feliz de ver que aqui em Paranaguá eles também conseguiram quebrar um paradigma, de que só empresas privadas são eficientes. Hoje, lá no Amapá, somos a empresa pública mais eficiente do estado”, disse. “E quero registrar que é notória a autenticidade do governador Roberto Requião. Vemos nele uma consciência de pessoa extremamente responsável pela coisa pública, e o porto de Paranaguá reflete muito bem isso”, disse.
Participantes do encontro ANTAQ e portos públicos brasileiros em visita ao cais do porto de Paranaguá (Abril 2009).
A padronização das informações e dos indicadores de desempenho portuário