21 de mar. de 2010

Antonina: trapiche turístico construído pela APPA apoiará turismo.

Title: Antonina city: touristic pier built by APPA supports tourism.


Entrada do trapiche: a festa é do povo, que agradece do governador.

Com uma visão de apoio comunitário, a administração dos Portos do Paraná deu um belo presente à Antonina em 16 Março deste ano: o novo Trapiche Municipal de Antonina.

A obra realizada pelo governo do Estado, por meio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA e recursos do programa Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), devolve aos moradores da cidade litorânea um dos seus principais pontos turísticos totalmente remodelados e recuperados.
 
Vista geral da pracinha na ponta do trapiche.

De acordo com o governador do Paraná Roberto Requião, a obra soma-se a outras que incentivam a vocação turística do município. “Antonina readquire a condição de ‘Pérola do Litoral do Paraná’. O trapiche está uma maravilha junto com o Mercado Municipal com artesanato de primeira qualidade e restaurantes maravilhosos. A prefeitura o explora exemplarmente”, afirmou.

O trapiche, reaberto depois de um período de interdição por falta de segurança aos usuários, recebeu um investimento de R$ 473 mil. A área total de construção é de 735 metros quadrados.

Um novo espaço de lazer e convicência em Antonina. Inventivo ao turismo.

O espaço recebeu um deque de madeira novo, uma estação de passageiros dos barcos - que vão fazer passeios turísticos -, paisagismo e balcão de artesanato local e informações sobre Antonina e as ilhas do litoral.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, explicou que uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Antonina vai credenciar embarcações que vão fazer os passeios turísticos na baía e nas ilhas da região.
 
Interior do trapiche. Espaço para venda de artesanatos locais e informações turísticas.

“Eles atracarão aqui no trapiche e a manutenção da qualidade do serviço será de responsabilidade dos portos públicos do Paraná. Vamos trabalhar para manter este espaço, tão importante para a cidade, sempre funcionando da melhor forma possível”, afirmou.

O prefeito Carlos Augusto Machado destacou que o município tem uma parceria forte com o governo do Paraná em diversas ações de incentivo ao turismo, promoção da cultura local e desenvolvimento social das comunidades mais pobres.
 
O superintendente da APPA Daniel Lúcio, o diretor empresarial Luiz Alberto César e governador Requião na  inauguração.

“O trapiche era um grande anseio da nossa população”, destacou. “Ele nos enche de possibilidades para o turismo. Nossos pescadores podem conseguir uma renda extra como guias e barqueiros de passeios pelo Litoral a partir daqui. Outras ações, como o Siri de Portinho, promovem o artesanato e a culinária local.”

COMPLEXO TURÍSTICO - A secretária do Turismo e Cultura de Antonina, Greice Schmegel, explicou que a reforma e reestruturação do trapiche promovem o turismo na área reconhecida pela população como a mais bonita do município.

Segundo ela, o trapiche vai servir também para a exposição de trabalhos de artesãos locais, que se revezarão para a decoração do interior da estação de passageiros - um módulo construído bem no centro do elevado de atracação dos barcos.
 
Secretário Forte Neto, governador, prefeito Canduca e secretário Mussi: presentes à festa.

“A prefeitura está tratando este local como o maior espaço receptivo do município. Vamos promover o local, divulgar as opções daqui e cuidar da infraestrutura e logística para desenvolver cada vez a região”, acrescentou Greice.

O empresário Wilson Clio Filho dá um exemplo do que ações de promoção do turismo podem render aos municípios. Ele se instalou há oito meses em um dos boxes do Mercado Municipal, entregue em dezembro de 2007 pelo Governo do Paraná, e aposta em um crescimento de 100% no movimento de vendas com a revitalização do trapiche.
 
O povo aplaude a obra.

“O trapiche está lindo. Antonina teve o privilégio de receber este projeto do Governo. Este local estava degradado e agora certamente voltará a despertar o interesse dos turistas”, avaliou.

Para a APPA, o trapiche turístico traz consigo um simbolismo na recuperação do porto de Antonina, composto pelo antigo terminal Barão de Tefé, que será vocacionado a outros empreendimentos e o Terminal da Ponta do Félix, que com cargas gerais liberadas para sua operação, além dos tradicionais produtos frigorificados, vai atrair mais operações e atracações de navios. A dragagem já autorizada pela APPA em execução, recuperará os calados perdidos, retomando a movimentação em bons níveis suficientes para geração de renda na comunidade.

A recuperação da autoestima da cidade ajudará a recuperação da atividade portuária de uma cidade que chegou a ser o segundo porto do Brasil em movimentação de cargas no início do século 20.
 
Fonte:ASSCOM/APPA e autor.