28 de set. de 2014

Porto de Santos: Movimento recorde de containers 2014

Dados de agosto/2014, apontam que os números superaram alguns dos principais complexos portuários do mundo.
O Porto de Santos movimentou, em agosto, 338,9 mil teu (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés). O número supera o recorde mensal registrado até então, em novembro do ano passado, com 327.359 teu, e é uma nova marca história. Com o resultado, o desempenho da carga conteinerizada supera até mesmo alguns dos principais complexos portuários do mundo, como Roterdã, na Holanda, e Hamburgo, na Alemanha.


Conforme a CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo, a entrada em operação de novos terminais ampliou a capacidade do complexo santista, agilizou o atendimento e ampliou a média operacional por hora.
O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, explica que a crescente produtividade no complexo santista se verifica desde 2011, devido aos investimentos em equipamentos, softwares e ao aprofundamento do canal de navegação do porto, que vem permitindo a operação em Santos de navios de até 335 metros.
Em 2013, a carga conteinerizada atingiu um crescimento de 8,8%. O índice é o maior do Brasil no ano e superior a média mundial (4,8%), conforme a consultoria marítima Drewry Maritime Research. Santos respondeu por 47% da movimentação total do país.
Já no total geral, as cargas movimentadas em Santos apresentaram queda de 2,5% em relação ao acumulado do ano anterior. O resultado foi pressionado, principalmente, pela queda dos produtos exportados, que reduziram 4,1% em razão, principalmente, da diminuição nos embarques do açúcar. A celulose, com cerca de 2,4 milhões de toneladas movimentadas no período, foi destaque com crescimento de 10,8%. Já as importações cresceram 1,4% impactadas pelo trigo, que teve alta de 13,7%.
Com informações do Porto de Santos
Fonte: Agência CNT de Notícias