10 de fev. de 2009

Começa dragagem do Canal da Galheta – Porto de Paranaguá

Title: Port of Paranagua´s Galheta canal dredging begins!


A draga em operação no Canal da Galheta (10/02/09).

Estou a alguns dias sem postar nada de novo no blog por razões óbvias: Estava concentrado apenas no início efetivo da dragagem. Não havia inspiração para outros assuntos.

Mas, felizmente estamos de volta para comentar que teve início nesta terça-feira (10/02/09) a obra de dragagem do Canal da Galheta, acesso marítimo em mar aberto aos portos do Paraná.

O projeto

O prazo para a conclusão do trabalho é de 100 dias. Serão dragados cerca de 3,67 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal, numa área de seis quilômetros de comprimento. Com a finalização dos trabalhos, o Canal da Galheta voltará a ter suas dimensões originais de 200 metros de largura e 15 metros de profundidade.




Draga HAM 310 atracada em Paranaguá.

A área de despejo do material está localizada a 16,3 quilômetros do centro do Canal da Galheta. A estimativa é que a retirada de sedimentos e o despejo leve, em média, 250 minutos (cerca de 4 horas).

Considerando este tempo, a expectativa é que a draga faça de quatro a cinco viagens por dia. O equipamento funcionará 24 horas por dia e a cada duas semanas a draga deixará o Canal para abastecer, pegar suprimentos e realizar eventuais serviços de manutenção.

Ao todo, 30 pessoas trabalham na embarcação. Nas semanas anteriores foram realizadas atividades que precedem a dragagem, tais como: A batimetria oficial do Canal, para servir de base às futuras medições e fiscalização do contrato. As bóias que sinalizam o Canal foram deslocadas e nas primeiras viagens da draga, um prático irá a bordo acompanhando as operações.



HAM 310 vista de cima (popa a proa).

A coleta de materiais previstas no PCA – Plano de Controle Ambiental, que prevê o monitoramento nas fases pré/durante/pós dragagem. Nesta fase pré, são recolhidos sedimentos de fundo, medições de salinidade, temperatura da água, população de peixes e microorganismos, para medir se há ou não impactos substanciais no decorrer da dragagem. Historicamente, verifica-se que não existem impactos ambientais importantes relacionados com a atividade de dragagem.

O equipamento

A draga HAM 310 tem 13,5 mil metros cúbicos de cisterna, está entre as Top 15 do mundo, ou seja entre as dragas do seu tipo, está entre as maiores do planeta e pertence ao grupo holandês Van Oord, com sede em Rotterdam.

A revisão, verificação e ajuste de equipamentos e maquinários são realizados de forma preventiva e corretiva. As dragagens são obras que por sua natureza agressiva e em ambiente hostil, resulta em desgaste acelerado de materiais. As paradas técnicas são praxe e estão previstas nos decorrer das operações.



Navio saindo do porto de Paranaguá em direção ao canal da Galheta.

Entrosamento com a autoridade marítima
As manobras de entradas e saídas de navios não serão prejudicadas enquanto a draga estiver trabalhando no Canal da Galheta. O trabalho será feito em conjunto com os práticos do porto e a Marianha (Capitania dos Portos) que emitirá os comunicados de Aviso aos Navegantes informando sobre os trabalhos no Canal e deslocamentos de bóias.
Dragagem x gripe

Foi com muita alegria que recebi nesta manhã a mensagem do Engº Marlon C. Ançay da APPA a bordo da HAM 310: “Draga rumo a Galheta!”.
Não foi à tôa que no mesmo dia "caí de cama" com uma forte gripe que há anos não tinha. Talvez tenha sido meu 'disjuntor' pessoal que resolveu me desestressar.



Foto de satélite de 22/11/09 mostrando do ciclone extratropical sobre o litoral do Paraná e entrada da Baía de Paranaguá.

Texto baseado em material da Assessoria de Comunicação da APPA.