Title: COUSTEAU INVITED TO SPEAK IN ORGANISATION OF AMERICAN STATES (OAS) PORT ENVIRONMENTAL CONVENTION IN BRAZIL
Uma das celebridades presentes ao maior evento de gestão ambiental portuária realizada no Brasil em todos os tempos, o oceanógrafo Jean-Michel Cousteau fará palestra sobre a atual situação dos nossos oceanos a importância dos portos e e do modal marític]mo na sua conservação.
A APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina é a anfitriã da 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da OEA, a realizar-se em Fóz do Iguaçú a partir de Julho de 2009.
Jacques Cousteau: Uma homenagem a um ícone na conservação ambiental dos oceanos
Jacques Cousteau criou uma sociedade para proteger a vida no oceano, aquela que sempre o apaixonou. Escreveu, filmou e inventou meios para poder permanecer mais tempo e em melhores condições debaixo de água. Nomeadamente, inventou, em parceria com Emile Gagnan, o Aqua-Lung, um cilindro de ar portátil que os mergulhadores usam para respirar.
Ou seja, o atual cilindro de ar para mergulhos tão corriqueiros nos dias de hoje, é invenção do "velho Cousteau" (*1910 + 1997).
Outra das suas façanhas foi provar que o homem, apesar de não ter guelras, podia vi ver debaixo de água. Construiu uma casa submarina, onde sua equipa viveu durante um mês a 100 metros de profundidade.
Jean-Michel: a continuidade da tradição da família Cosuteau
Ele é considerado um dos mais respeitados ambientalistas do mundo. E o sobrenome diz tudo. Jean-Michel Cousteau (foto), filho mais velho do memorável Jacques Cousteau, e será uma das grandes personalidades presentes na 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Jean-Michel passou grande parte de sua vida estudando os oceanos junto com a família. Há dez anos, ele fundou a Ocean Futures Society (http://www.oceanfutures.org/), uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental.
As expedições submarinas da família Costeau ficaram célebres desde os anos 60 na TV.
O ambientalista francês já recebeu dezenas de prêmios de reconhecimento por seu trabalho de defesa dos mares do planeta. É considerado um porta-voz das questões marinhas. Participou da Câmara Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, África do Sul, do Terceiro Fórum Mundial da Água, em Quioto, no Japão, e dos Diálogos sobre a Água para a Vida, em Barcelona, Espanha.
Nos últimos 30 anos, Cousteau e sua equipe realizaram o programa Embaixadores do Meio Ambiente em vários países, atingindo milhares de pessoas. Produziu mais de 80 filmes e séries para televisão sobre os oceanos.
Jean-Michel é palestrante altamente requisitado pelo mundo na questão oceanográfica.
Na 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da OEA, o estudioso irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e de toda a biodiversidade marinha.
Com a tocha dos Jogos Olímpico de 2004 na Grécia, Jean-Michel é celebridade conhecida por suas atividades no mundo todo.
O evento de Fóz do Iguaçú
A
1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária é promovida pela OEA, por meio da Comissão Interamericana de Portos - CIP (
http://www.oas.org/cip) e organizada pela APPA, que será a anfitriã do evento. O trabalho está sendo realizado com apoio da Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) são parceiras da Appa no evento.
A proposta para o Paraná ser a sede do evento foi feita na V Reunião da Comissão Interamericana de Portos, realizada em Salvador, Bahia, em setembro de 2007, uma idealização do então superintendente Eduardo Requião, hoje Secretário de Representação do Paraná em Brasilia.
Em abril daquele mesmo ano, a APPA apresentou no Panamá, durante a Conferência Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária, a modelagem do Clube de Serviços do Meio ambiente. A ideia é a de estabelecer uma espécie de consórcio entre os atores do sistema portuário para tratar das questões relativas à proteção ambiental chamou atenção pelo pioneirismo.
A Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária será realizada de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos do Mabu Thermas & Resort , em Foz do Iguaçu.
Fontes: ASSCOM/APPA, Ocean Futures Society e do autor.