11 de set. de 2009

Volkswagem Logistics elogia infraestrutura do Porto de Paranaguá

Title: Volkswagen Logistics visits port of Paranagua´s infrastructure.


Considerada a maior produtividade nas operações com embarque e desembarque de automóveis nos portos mundiais, com a marca de 250 carros/hora, o porto de Paranaguá chama a atenção dos executivos da 4ª. fabricante mundial de automóveis: Volkswagen.

A limpeza e a organização do Porto de Paranaguá deixaram impressionada a gerente de Logística da Volkswagen, a alemã Andrea Eck, durante visita ao complexo portuário paranaense em 11 de setembro de 2009.

O superintendente da APPA e a executiva de logística portuária da Volkwagen alemão Andrea Eck.


Responsável pela contratação do transporte marítimo da companhia em todo o mundo, Andrea conheceu as instalações públicas portuárias e o pátio destinado aos veículos da montadora em Paranaguá, que ocupa uma área de 120 mil m². “Gostei muito do Porto de Paranaguá. Fiquei impressionada com a limpeza e a organização.
A infraestrutura portuária disponível é muito boa, assim como os acessos rodoviários. Apesar de ser um porto graneleiro, Paranaguá apresenta boas condições de limpeza para as operações com veículos”, declarou a executiva, que é responsável pela definição de rotas, portos e armadores internacionais que atenderão as importações e exportações da Volkswagen.

Produtividade de 250 carros por hora na exportação: padrão mundial.
Andréa Eck estava acompanhada do diretor de Logística da Volkswagen, José Ricardo Chiarello, e do diretor adjunto da montadora, Thomas Höhne, que foram recebidos pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza e pelo diretor do portos de Antonina Paulo Moacyr W. Rocha Fº, que depois os guiou para uma visita técnica aos terminais Barão de Teffé e Ponta do Félix, em Antonina.
Esta foi a primeira vez que a alemã visitou o Porto de Paranaguá. Sua estadia no Brasil inclui visitas a duas fábricas da montadora em São Paulo e, também, ao Porto de Antonina, distante cerca de 30 quilômetros de Paranaguá. “Estive aqui há três anos e percebo que mais mudanças contribuíram para que o porto esteja ainda melhor estruturado.

Da esquerda para direita: Thomas Höhne, Andrea Eck, José Ricardo Chiarelllo, Danie Lúcio O. de Souza e Paulo Moacyr W. Rocha Fº

O Porto de Paranaguá é extremamente estratégico para a Volkswagen e continuará sendo nos próximos anos. Aqui construímos uma boa relação com a administração portuária e onde manteremos nossos negócios”, declarou Chiarello, que responde pela logística da empresa no Brasil. “Além dos automóveis fabricados na planta industrial do Paraná, parte da produção paulista da Volkswagen também é enviada a Paranaguá para exportação, resultado da boa logística e infraestrutura oferecida aos usuários do porto. É a eficiência que dita a escolha pelo nosso porto”, considerou o superintendente da Appa.

O Porto de Paranaguá está entre os três principais portos brasileiros que mais exportaram veículos em 2008, com 162 mil unidades movimentadas.


Pátio de veículos da Volkswagen em Paranaguá.

No ano passado, as exportações de veículos geraram mais de US$ 938,5 milhões em receita. Entre janeiro e 10 de setembro deste ano, mais de 76,8 mil veículos foram movimentados no porto de Paranaguá. De janeiro a agosto, para a receita cambial das exportações foi de US$ 466 milhões. A Argentina é o principal destino dos veículos exportados pelo Porto de Paranaguá, seguido da Alemanha. Na importação, a Argentina também está em primeiro lugar, seguido do México.

Fonte: Autor e release Asscom/APPA.