28 de jun. de 2011

Maersk contrata 20 meganavios da nova classe Triple-E.

Esta é a primeira tradução brasileira sobre a nova classe de navios Triple-E encomendados pela Maersk Line. Material original editado hoje (27/06/11) pela revista eletrônica inglesa The Motorship.

A empresa de navegação dinamarquesa Maersk Line, exerceu sua opção junto ao estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering para construir mais 10 navio da classe Triple-E, a qual a empresa descreve como o maior e mais eficiente navio porta-contêiner do mundo.

Navio classe Triple-E: Um novo benchmark no setor de navegação comercial.

Em fevereiro de 2010, a Maersk havia assinado um contrato de encomenda de 10 navios da classe Triple-E, com cláusula de exercício de mais duas opções para mais 10 navios cada lote adicional. A Maersk espera que a demanda na linha Ásia-Europa cresça entre 5 a 8% ao ano durante 2011-2015.

Ao introduzir os navios da classe Triple-E a partir de 2012, a Maersk estará apta a encarar a demanda crescente como manterá sua participação naquele mercado (market share). Os primeiros 10 navios serão entregues em 2013 e 2014; o segundo lote de 10 navios está programado para serem entregues em 2014 e 2015.
A data limite para o exercício da última opção (terceiro lote) 10 navios adicionais vence em dezembro de 2011. Nesse momento a Maersk não tem a intenção de exercer a opção para um terceiro lote, mas se reserva o direito de mantê-lo e tomar qualquer decisão final somente no prazo final. 

A chamada classe Triple-E é devido a três propósitos "E" por trás de sua criação - (1) Economia de escala, (2) eficiência Energética e (3) Ambientalmente (Environmentally) superior – os navios estabelecerão um novo benchmark para tamanho e eficiência de combustíveis para uma nova geração de navios.

Características básicas:

·         * 400 metros de comprimento (LOA)
·         *     59 metros de largura (boca)
·         *  73 metros de altura (calado aéreo)
·    * 18.000 TEU – capacidade 16% maior (mais 2.500 contêineres) que o Emma Maersk, atualmente o maior navio porta-contêiner do mundo.

O navio tipo Triple-E produzirá menos 20% de C0² por contêiner movimentado comparado ao Emma Maersk e 50% menos que a média do setor marítimo operadores nas linhas comerciais da Ásia-Europa. Além disso, a nova classe de navios cerca de 35% menos combustível por contêiner do que um navio porta-contêiner da classe de 13.100 TEU que está sendo entregue para uma outra empresa de navegação nos próximos anos, também para serviço na linha Ásia-Europa.

“Estou muito animado em ter assinado o contrato com a Daewoo para mais 10 navios Triple-E. Nós agora temos um pedido de 20 Triple-E. Eles deixam claro nosso forte compromisso com o comércio entre Ásia-Europa e marcam bem nossas ambições e expectativas para o futuro desenvolvimento do comércio. Nós acreditamos que os navios da classe Triple-E, com suas capacidades recordes e eficiência energética, nos capacitarão a atender as expectativas dos nossos clientes nos quesitos comerciais e ambientais, e também nos dá uma significante vantagem competitiva no mercado,” disse Eivind Kolding, CEO da Maersk Line.

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