19 de set. de 2011

Armadores de cruzeiros programam Verão 2011-12 em SC

Em outras ocasiões postei matérias sobre o Terminal para navios de cruzeiros em Paranaguá e as questões culturais e econômicas que impedem este tipo de empreendimento.


Porto de Itajaí
Enquanto isso, o vizinho Porto de Itajaí que tem tradição e experiência neste tipo de navio, continua trabalhando forte para capturar escalas de transatlânticos no seu terminal, tendo como pano de fundo a beleza de suas praias.

O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, e a secretária municipal de Turismo, Valdete Campos, receberam no início de setembro, os executivos Javier Rodrigues Sanchez e Eduardo Lopez-Puertas, da empresa armadora espanhola Pullmantur.

Acompanhados dos executivos da empresa chilena TNM – Turismo Nuevo Mundo –, Kenneth Murro e Antonio Castro, e de seus agentes no Brasil, eles visitaram as obras de ampliação do Terminal de Passageiros de Itajaí e acertaram alguns detalhes para as atracações dos navios de cruzeiros da empresa na temporada 2011/2012.

Itajaí já está com 38 escalas confirmadas para a próxima temporada. Porém, o número poderá acrescer significativamente, uma vez que, segundo seus diretores, a Pullmantur deverá deslocar algumas de suas escalas do Nordeste para o Sul.

Porto Belo
Entre 4 de novembro deste ano e abril de 2012, Porto Belo terá 55 escalas de navios transatlânticos. É mais do que o dobro da temporada passada, que somou 26 escalas. ara a prefeitura de Porto Belo, o incremento, que já anima o comércio local, tem explicação: o novo píer da cidade.

A licitação para a segunda etapa da obra será aberta hoje, quarta-feira. O trabalho compreende a reurbanização do entorno, incluindo a Praça dos Pescadores.


O Píer Municipal de Porto Belo tem 185 metros de comprimento e possibilita, ao mesmo tempo, a atracação de seis barcos de transporte de passageiros, os chamados tenders.

O antigo trapiche, que será desativado até o início da temporada, é suficiente apenas para duas embarcações. Por impossibilidade de navegação, os transatlânticos ficam ancorados atrás da Ilha de Porto Belo. De lá, os turistas são trazidos pelos tenders.

Na próxima temporada, durante os seis meses de escalas de navios de passageiros, Porto Belo receberá quase oito vezes mais turistas do que a população atual, que é de 16 mil habitantes. A vinda das 126 mil pessoas por meio das embarcações turísticas é sinônimo de lucro entre o comércio local.

A construção do píer, que começou no final de 2009, sofreu atrasos. Previsto para ser concluído em novembro de 2009, o píer começou a receber visitantes na metade deste ano. O incidente em que estacas cederam, aliado ao mau tempo e condições inadequadas de maré, prejudicou o andamento da obra.

O investimento é de R$ 1,8 milhão. Os recursos virão dos governos municipal, estadual e federal. Ainda não há data para a inauguração oficial.

Fontes: Informações da Assessoria de Imprensa do Porto de Itajaí (www.portoitajai.com.br);

http://www.portogente.com.br/ ; Jornal de Santa Catarina / Patrícia Auth