16 de dez. de 2011

Baía de Paranaguá e litoral: DESENVOLVIMENTO JÁ!

O Correio do Litoral.com nesta semana passada publicou a matéria "Conselho do litoral debate industrialização e meio ambiente" ... e fico pensado “Ainda?!”. 

Como aquele refrão antigo dos anos 90: “O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa...”.

Nosso querido banco no qual fui office-boy quando consegui meu primeiro emprego aos 16 anos já se foi. O Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral do Paraná, mais conhecido como Colit, foi criado em 1984, portanto já fez aniversário de seus 27 aninhos. Idade do meu filho já formado, casado e caminhando na vida com suas próprias pernas.

Leio a notícia e vejo um órgão “debatendo” e este ano fazendo “vinte reuniões” e volta a musiquinha do Bamerindus na cabeça, só com uma nova letra: “...e o litoral do Paraná continua numa ‘boa’...”

Ora, o que foi feito nestes 27 anos no Colit? Atrapalhando ou consolidando uma política sócio-econômica-ambiental para o litoral? Eternas reuniões, carguinhos comissionados de ocupantes apadrinhados e os resultados para o POVO do litoral?

Países atrasados são assim mesmo: O bicho tem prioridade sobre o ser humano. Países desenvolvidos e com maior nível educacional compatibilizam a conservação ambiental sustentável com DESENVOLVIMENTO social e econômico.

Não falo da abominável palavra ‘crescimento’, que me recuso a pregar para meus alunos ou em qualquer ambiente em que discuta economia.

‘Crescimento da economia’ é uma praga, um inchaço de um pão com fermento até uma exaustão e explosão. É o que ocorre no mundo turbinado por um capitalismo insano e desenfreado sem nenhuma conscientização para o controle demográfico que nos levará ao Apocalipse.

O ‘desenvolvimento econômico’ este sim é do bem! Leva em conta a sustentabilidade ambiental com a adoção de tecnologias variadas que dispomos.

Você pode ter uma indústria que tenha emissões Zero, sejam aéreas, efluentes líquidos ou sólidos. Tudo é possível ser ‘zerado’ ambientalmente, só dependente da qualidade do projeto e sem os fundamentalismos xiitas das ‘otoridades’ que irão analisá-lo para fins de licenciamento.

É uma questão de postura mental e social dos decisores de nossa sociedade.

Se a Techint (projeto Pontal do Sul-PR), por exemplo, provar que terá estação de tratamento de esgotos e efluentes líquidos, que as águas utilizadas no seu processo industrial serão devolvidas limpas à natureza, que não haverá emissões de gases nocivos na atmosfera, que o que precisar desmatar será replantado ao lado pelo menos dez vezes mais o que precisar degradar. Se fosse na Europa ou na Ásia a empresa seria recebida de braços abertos se cumprir requisitos básicos como esses. Mas por aqui...??!!

E os seres humanos, estes eternos esquecidos?

As pessoas, especialmente as que estão em idade economicamente ativa, deverão trabalhar em empresas com toda a segurança de proteção individual e salários que lhes permitam uma vida confortável e que reverta o empobrecimento médio do litoral, já noticiado e comentado pelo Correio do Litoral e outras fontes estatísticas.

Voltando aos eternos debates sobre sexo dos anjos ambientais que se repetem do zero a cada novo governo, só posso me indignar e dizer às autoridades do nosso litoral do Paraná: DESENVOLVIMENTO JÁ!

SIGAM O COLUNISTA: Twitter (daniellucio_pro) e Facebook (danielluciosouza)