Porto de Suape - PE (acima)
Porto de Aratú - BA (acima)
Porto de Salvador - BA (acima)
Title: Ports of Salvador and Suape compete for GM distribution center
Porto de Salvador terá logística portuária eficiente para competir; Suape entre os 6 portos brasileiros estratégicos [Port of Salvador searchs for more efficient portuary logistics to compete; Suape among top 6 strategics brazilian ports]
Os baianos estão frustrados com a decisão da montadora General Motors – GM de montar um CD – Centro de Distribuição em Pernambuco de olho no porto de Suape. Para o secretário de Planejamento da Bahia Ronald Lobato, a decisão da GM de implantar um centro de distribuição logística em Pernambuco, e não na Bahia, num investimento de R$ 30 milhões, no longo prazo poderá se mostrar uma alternativa que deixe a desejar.
Na matéria, não foi citado pelo jornal baiano, que talvez a decisão da montadora também tenha também sido levado em conta que Suape está inclusa entre os portos estratégicos dentro do PNLT – Plano Nacional de Logística de Transporte, coordenado pelo DNIT (Ministério dos Transportes), CENTRAN (Ministério da Defesa / Exército Brasileiro).
Os portos estratégicos do Brasil definidos pelo PNLT estão: Santos-SP, Paranaguá-PR, Rio Grande-RS, Itaguaí/Sepetiba-RJ, Suape-PE e Itaquí-MA.
(Baseado em notícia da Tribuna da Bahia.).
Title: Ports of Salvador and Suape compete for GM distribution center
Porto de Salvador terá logística portuária eficiente para competir; Suape entre os 6 portos brasileiros estratégicos [Port of Salvador searchs for more efficient portuary logistics to compete; Suape among top 6 strategics brazilian ports]
Os baianos estão frustrados com a decisão da montadora General Motors – GM de montar um CD – Centro de Distribuição em Pernambuco de olho no porto de Suape. Para o secretário de Planejamento da Bahia Ronald Lobato, a decisão da GM de implantar um centro de distribuição logística em Pernambuco, e não na Bahia, num investimento de R$ 30 milhões, no longo prazo poderá se mostrar uma alternativa que deixe a desejar.
Para o secretário baiano “no momento os portos baianos têm carência, mas a partir de 2009, teremos um sistema logístico melhor do que o de São Paulo.”
Os investimentos que estão programados para o Porto de Salvador e Aratú, vão duplicar, de acordo com o secretário, a capacidade desses dois terminais, com a ampliação tanto da parte seca como o aprofundamento do calado, que passará para 15 metros, permitindo que navios de grande porte possam ancorar. Além disso, a área de contêineres ganhará capacidade de maior movimentação de cargas. Lobato enfatiza ainda que no Porto de Aratú, ainda dentro dos investimentos que o Estado está fazendo com o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, haverá a ampliação das área de granéis sólido e líquidos, o que o tornará com capacidade para enfrentar de forma eficiente e com folga a demanda.Ele destaca também a incorporação ao sistema logístico do Estado a Via Expressa portuária -- exclusiva para veículos pesados -- que interligará a retro-área a ser implantada nas margens da BR 324 ao porto de Salvador, além da ligação ferroviária entre Camaçarí e Aratú.
São obras que, em sua opinião, darão à Bahia uma condição especial para movimentação de carga de todo e qualquer porte. Apesar das deficiências, os portos baianos estão ainda operando dentro do limite. A Bahia, em 2007, cresceu 25% em cargas. Na análise deste blog, a questão logística será cada vez maior na decisão das grandes corporações como foi neste caso o da GM, em optar por Suape.
Na matéria, não foi citado pelo jornal baiano, que talvez a decisão da montadora também tenha também sido levado em conta que Suape está inclusa entre os portos estratégicos dentro do PNLT – Plano Nacional de Logística de Transporte, coordenado pelo DNIT (Ministério dos Transportes), CENTRAN (Ministério da Defesa / Exército Brasileiro).
Os portos estratégicos do Brasil definidos pelo PNLT estão: Santos-SP, Paranaguá-PR, Rio Grande-RS, Itaguaí/Sepetiba-RJ, Suape-PE e Itaquí-MA.
(Baseado em notícia da Tribuna da Bahia.).