4 de out. de 2008

Porto do Rio Grande: Nova estrutura para contêineres


Title: Port of Rio Grande: New structure for containers

Porto ganha nova estrutura para contêineres [Port receives new structure for containers]


A partir de 1º/10/2008, o Porto do Rio Grande passou a contar com uma nova estrutura destinada a movimentação de contêineres, trata-se da expansão do Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande), que ganha mais um berço de atracação (250m).


Com a nova estrutura o Tecon Rio Grande passa a contar com três berços de atracação, totalizando 850 metros de cais. Com isso, o terminal aumentará a capacidade de movimentação e de atracação simultânea de navios e reduzirá o tempo de espera fora da Barra e o tempo de ocupação do berço, garantindo maior agilidade e competitividade. Atualmente a capacidade de movimentação do terminal é de 700 mil TEUs e com o terceiro berço ela passa para 1,13 milhão de Teu´s.

O novo cais vem acompanhado de investimentos em equipamentos, já estando em operação dois portainers, podendo trabalhar navios Post-Panamax com até 18 contêineres de largura. Agora são quatro unidades trabalhando vinte quatro horas por dia, devendo aumentar a produtividade na operação de navios que atualmente é de 50 contêineres por hora. Também estão em operação quatro novos RTGs, com capacidade de movimentação de seis contêineres de altura e sete contêineres de largura.

O Tecon Rio Grande, primeiro terminal privatizado por licitação do Brasil, em 1997, antecipou seus investimentos em infra-estrutura previstos nas obrigações contratuais, inaugurando em 2008 o terceiro berço, que de acordo com projeto entraria em operação em 2.012. Entre equipamentos e infra-estrutura foram investidos US$ 50milhões.

O Tecon Rio Grande, como base na movimentação de 2007, é responsável por 96% das operações do porto rio-grandino, sendo o restante realizado na área do Porto Novo.

Atualmente Rio Grande ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro dos maiores portos movimentadores de contêineres, atrás de Santo e Paranaguá.


Fonte: Texto baseado nas notícias da Assessoria de Comunicação Social Porto do Rio Grande