21 de mai. de 2009

Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária: O maior evento setorial das Américas

Title: I Port Environmental Protection Hemisferic Convention website is on air.
Entrou no ar o site da 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária (http://www.oeabrasil2009.com.br/). O evento é promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) através da Comissão Interamericana de Portos (CIP) e é organizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que será a anfitriã do evento.




O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que também estão participando da organização da Convenção.: a Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) são parceiras da Appa no evento.
A exemplo do que aconteceu no Panamá em 2007 – quando a CIP realizou a Primeira Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária - estarão reunidos em Foz do Iguaçu representantes de 34 países membros para discutir a proteção ambiental portuária promovendo um intercâmbio de informações sobre o tema, conscientizando o setor portuário sobre a importância da proteção ambiental como valor agregado a sua atividade.


Cidade do Panamá: sede do primeiro encontro hemisférico promovido pela OEA em 2007.

No encontro internacional, serão apresentadas as melhores práticas ambientais desenvolvidas pelos países-membros e que poderão servir de exemplo para outras nações. A intenção é promover o intercâmbio de experiências e aplicação de práticas aceitáveis.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina foi escolhida como anfitriã do evento pelo modelo de gestão ambiental portuária que adota e que irá apresentar durante o evento. “Criamos em Paranaguá o Clube de Serviços do Meio ambiente, para promover a atuação socioambiental responsável dos usuários e prestadores de serviços dos portos de Paranaguá e Antonina. O clube atende às exigências legais e mantém os portos do Paraná na vanguarda internacional das questões do meio ambiente, além de oferecer ao Brasil um novo modelo de gestão ambiental portuária. É por isso que o nosso porto foi escolhido para sediar a 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária e esperamos ter aqui uma ampla discussão de práticas e bons exemplos nessa área”, explica o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

Usina hidrelétrica de Itaipú (Brasil/Paraguai): uma atração aos participantes da convenção da OEA
Durante a Convenção, que acontece entre os dias 21 e 24 de julho de 2009, estão programadas palestras com convidados renomados, apresentação de casos de sucesso e um simpósio acadêmico sobre gestão ambiental portuária.
Também será realizada durante a Convenção a 1.ª Feira de Produtos e Serviços dos Exportadores do Paraná, reunindo pequenos e médios empresários que assistirão palestras e painéis sobre comércio exterior, além de participar de rodadas de negócios com câmaras de comércio e consulados.



Cataratas do Iguaçú: Uma atração à parte nas 3 fronteiras (Brasil, Argentina e Paranaguai)


Fonte: ASSCOM/APPA