Tradução inédita de artigo da revista Maritime Insight e exclusiva para a língua portuguesa pelo autor do blog a seus leitores:
A operação com contêineres é um dos mais importantes e necessários meios de transporte de cargas através das rotas marítimas. No dias atuais, porém, não mais existe qualquer monopólio por qualquer uma das companhias de navegação de contêineres que lidererem por completo qualquer rota, resultando assim numa ausência de tensões ou confrontos comerciais no segmento.
A operação com contêineres é um dos mais importantes e necessários meios de transporte de cargas através das rotas marítimas. No dias atuais, porém, não mais existe qualquer monopólio por qualquer uma das companhias de navegação de contêineres que lidererem por completo qualquer rota, resultando assim numa ausência de tensões ou confrontos comerciais no segmento.
Ao mesmo tempo, existem poucas companhias de navegação que lideram a corrida em termos de escala de operação nas suas linhas. Dez desses grupos de armadores líderes podem ser listados conforme segue a seguir:
1. NYK: É a sigla da empresa japonesa de navegação Nippon Yusen Kabushiki Kaisha. A NYK é uma das maiores companhias internacionais de cargas com operação internacional.
A companhia vem operando desde 1870, tradicionalmente como linha de transporte de passageiros antes de iniciar uma transição para o transporte de contêineres como principal core business a partir da metade de século 20.
2. Evergreen Marine Corporation: Este conglomerado de navegação é baseado na China. A Evergreen Marine Corporation foi fundada em 1968 pelo Dr. Yung-Fa Chang, um visionário na sua própria essência.
No presente, a companhia tem escritórios ao redor do mundo e conta com uma frota operacional de mais de 160 navios conteineiros, o que a posiciona como uma das maiores empresas de cargas marítimas do mundo.
3. CMA-CGM: Tendo sua matriz e origem na França, esta companhia de navegação de navios conteineiros, a CMA-CGM passou a existir na sua forma atual no ano de 1978, como resultado de uma série de fusões de outras empresas marítimas de carga. Jacques Saade, principal executivo e líder da companhia, é sua principal força nessa chegada no topo do ranking das operações no segmento.
Na atualidade, a companhia tem uma frota de mais de 350 navios, operando globalmente em mais de 150 rotas.
4. Maersk: A companhia de navegação com base na Dinamarca, Maersk Shipping Line é um conglomerado do grupo AP Moller. Largamente bem conhecida por sua frota de conteineiros, a Maersk Line debutou na arena de navegação marítima no ano de 1904.
No presente, a companhia tem uma frota de cerca de 500 navios conteineiros, com uma capacidade em torno de 19.000.000 TEU.
5. MSC: A empresa suíça transporte de cargas MSC, tem sua sigla oriunda do nome Mediterranean Shipping Company, estabelecida no ano de 1970.
Nos dias de hoje, com uma fila de mais de 456 navios conteineiros, o conglomerado é cotado para ser uma das mais extensivas companhias de carga do mundo.
6. Hapag-Lloyd: A alemã Hapag-Lloyd é uma das mais renomadas e bem conceituadas companhias do segmento marítimo do mundo. A empresa estabeleceu-se no de 1970 como o resultado da fusão entre a Hambug-American Line e a North German Company Lloyd.
Hoje, esta corporação de transporte marítimo tem mais de 130 navios movimentando mais de 5.000.000 de contêineres em escala global.
7. APL: Uma empresa subsidiária do grupo Singaporean Orient Shipping Lines, APL é abreviatura para American President Lines. Fundada no ano de 1848, este conglomerado do setor de navegação marítima recentemente celebrou de 160º aniversário em 2008.
Uma das mais notáveis conquistas da companhia é o fato de que ela foi a primeira empresa de navegação marítima a utilizar com sucesso os contêineres de 53 pés denominados EL (Extra Large), utilizados em transportes de rotas de curtas distâncias.
8. COSCO: A COSCO como é popularmente conhecida, denomina-se China Ocean Shipping Company. É um dos grupos líderes do segmento de contêineres.
Na atualidade, as operações da companhia se espalham por cerca de 40 países com sua frota de 150 navios conteineiros.
Na atualidade, as operações da companhia se espalham por cerca de 40 países com sua frota de 150 navios conteineiros.
9. Hanjin: O conglomerado sul coreano Hanjin Shipping Company é um dos maiores operadores de carga do mundo. Atualmente a companhia tem uma capacidade operacional de carga de mais de 1 bilhão de toneladas por ano, com sua frota de cerca de 60 navios conteineiros.
No ano de 2003, a Hanjin e a COSCO formaram uma aliança estratégica. Esta aliança tem beneficiado ambas as companhias e as fortalecido para uma posição inequívoca de liderança no setor de cargas marítimas da Ásia.
10. CSCL: A CSCL é a abreviatura para China Shipping Container Lines, uma empresa com sede em Xangai. Iniciou no ano de 1997, e a partir daí a empresa cresceu e elevou suas posições no ranking do setor e hoje não apenas tem impulsionado a si própria como tem colocado a China nas alturas do posicionamento global na indústria de contêineres. A companhia tem suas ações listadas nas bolsas de valores de Hong Kong e Xangai.
A poderosa indústria do contêiner
O transporte marítimo de contêineres é uma imensa indústria e estes competidores chaves são capazes de rapidamente manobrarem de acordo com as necessidades competitivas de mercado para se manterem como líderes no segmento, não apenas nos seus países de origem com em nível internacional.
Fonte: Revista MARINE INSIGHT
Uma tradução exclusiva para a língua portuguesa pelo autor do blog a seus leitores.