Porto de Paranaguá à noite: berços de contêineres
Portos de Paranaguá e Antonina voltam a ter seus acessos marítimos eficazes e seguros dia e noite!
A Capitania dos Portos do Paraná restabeleceu a navegação noturna no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. A decisão foi anunciada depois da constatação, em mar, pela Marinha do Brasil, da conclusão do trabalho de reposicionamento das bóias de sinalização náutica.
Na ocasião ocasião, o ciclone “rodou” em cima do Banco da Galheta, que somados à fortes ressacas de Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009 colocou o canal à beira do colapso e sua inoperância.
Operação noturna com granéis: porto operando 24 horas
O restabelecimento da navegação noturna foi discutido em reunião na Capitania dos Portos, entre representantes da APPA, da empresa de praticagem Paranaguá Pilots e operadores portuários e com sempre importante participação da comunidade representada pela Associação Comercial de Paranaguá - ACIAP. Os práticos presentes concordaram que a sinalização atual atende aos critérios de segurança à navegação no período noturno.
Outro assunto em pauta foi a revogação da portaria n.º 86, de 4 de setembro de 2008, que impôs restrições à navegação no Canal da Galheta, estabelecendo calado máximo de 11,30 metros para os navios acessarem o Porto de Paranaguá.
Canal da Galheta: acesso seguro 24 horas após dragagem 2009 e sinalização com 96% de eficâcia.
A Appa solicitou à Capitania dos Portos o restabelecimento do calado anterior – de 12,5 metros – considerando que a dragagem, concluída em julho, aumentou para, pelo menos, 15 metros, a profundidade do canal.
Os levantamentos batimétricos, que confirmam as atuais dimensões do Canal da Galheta, estão sob análise do Centro de Hidrografia Marinha (CHM) - órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) -, em Niterói (RJ), desde o início de setembro. A Paranaguá Pilots realizou uma batimetria própria e verificou que as medições correspondem àquelas informadas ao CHM pela Hidrotopo – empresa contratada pela Somar Serviços de Operações Marítimas, que realizou a dragagem.
Porto de Paranaguá à noite: operação com fertilizantes 24 horas.
Os representantes da Paranaguá Pilots sugeriram que seja retomado o calado de 12,5 metros, mas com restrições ao tráfego noturno. A proposta apresentada na reunião é de que, durante a noite, o calado fique restrito a 11,8 metros. O capitão dos Portos analisa a proposta e submetê-la à aprovação do comando do 5.º Distrito Naval, ao qual a Capitania dos Portos do Paraná é subordinada.
Navio adentrando aos portos do Paranaguá: sinalização eficaz 24 horas.
Considerada uma das melhores dragagens do Canal da Galheta nas últimas décadas, a campanha iniciada em Março e finalizada em Julho de 2009, recuperou o alinhamento retilíneo nos seis quilômetros de extensão, como sua profundidade mínima de quinze metros.
Hoje, a Marinha atribui o índice de 96% de eficácia na sinalização náutica dos canais de ambos portos, nível considerado ótimo nos padrões internacionais. Isto aliado à segurança e calado maior, recupera a plenitude operacionais da infra-estrutura marítima dos Portos do Paraná.