21 de out. de 2009

NAVEGAÇÃO NOTURNA NOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA

Title: Night navigation in port of Paranagua channels

Porto de Paranaguá à noite: berços de contêineres

Portos de Paranaguá e Antonina voltam a ter seus acessos marítimos eficazes e seguros dia e noite!

A Capitania dos Portos do Paraná restabeleceu a navegação noturna no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. A decisão foi anunciada depois da constatação, em mar, pela Marinha do Brasil, da conclusão do trabalho de reposicionamento das bóias de sinalização náutica.


Bóia de sinalização no canal principal de acesso ao porto.


O balizamento das bóias foi realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) após o término dos serviços de dragagem, que devolveram ao canal suas dimensões originais. Duas embarcações realizaram manobras de saída do Porto de Paranaguá já na noite em que as atividades noturnas no canal foi restabelecida.
A navegação noturna havia sido suspensa pela Capitania dos Portos a partir da publicação da Portaria n.º 102, em 24 de novembro do ano passado.
Ao baixar a Portaria n.º 69, a Marinha do Brasil revogou a restrição que havia sido motivada pela abrupta deteriorização do alinhamento e profundidades do canal, quando dos anticiclones tropicais que abateram na costa sul do Brasil no final de 2008, causando as tragédias no vale e no porto do Rio Itajaí, em Santa Catarina.

Na ocasião ocasião, o ciclone “rodou” em cima do Banco da Galheta, que somados à fortes ressacas de Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009 colocou o canal à beira do colapso e sua inoperância.

Operação noturna com granéis: porto operando 24 horas

O restabelecimento da navegação noturna foi discutido em reunião na Capitania dos Portos, entre representantes da APPA, da empresa de praticagem Paranaguá Pilots e operadores portuários e com sempre importante participação da comunidade representada pela Associação Comercial de Paranaguá - ACIAP. Os práticos presentes concordaram que a sinalização atual atende aos critérios de segurança à navegação no período noturno.

Outro assunto em pauta foi a revogação da portaria n.º 86, de 4 de setembro de 2008, que impôs restrições à navegação no Canal da Galheta, estabelecendo calado máximo de 11,30 metros para os navios acessarem o Porto de Paranaguá.

Canal da Galheta: acesso seguro 24 horas após dragagem 2009 e sinalização com 96% de eficâcia.

A Appa solicitou à Capitania dos Portos o restabelecimento do calado anterior – de 12,5 metros – considerando que a dragagem, concluída em julho, aumentou para, pelo menos, 15 metros, a profundidade do canal.

Os levantamentos batimétricos, que confirmam as atuais dimensões do Canal da Galheta, estão sob análise do Centro de Hidrografia Marinha (CHM) - órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) -, em Niterói (RJ), desde o início de setembro. A Paranaguá Pilots realizou uma batimetria própria e verificou que as medições correspondem àquelas informadas ao CHM pela Hidrotopo – empresa contratada pela Somar Serviços de Operações Marítimas, que realizou a dragagem.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, disse que pediu prioridade ao CHM na avaliação da batimetria do Canal da Galheta, mas reconhece que a finalização dessa análise pode se estender por meses. Por essa razão, o oficial da Marinha estuda a possibilidade de antecipar a revogação das restrições de calado, considerando que essa medida é “necessária e urgente”.

Porto de Paranaguá à noite: operação com fertilizantes 24 horas.

Os representantes da Paranaguá Pilots sugeriram que seja retomado o calado de 12,5 metros, mas com restrições ao tráfego noturno. A proposta apresentada na reunião é de que, durante a noite, o calado fique restrito a 11,8 metros. O capitão dos Portos analisa a proposta e submetê-la à aprovação do comando do 5.º Distrito Naval, ao qual a Capitania dos Portos do Paraná é subordinada.

A expectativa é de que essa reunião aconteça no mês de Outubro de 2009, colocando os acessos marítimos aos portos na sua normalidade operacional, proporcionando maior agilidade e produtividade nas atracações e desatracações, baixando custos e minimizando o tempo de espera dos navios para operarem.

Navio adentrando aos portos do Paranaguá: sinalização eficaz 24 horas.

Considerada uma das melhores dragagens do Canal da Galheta nas últimas décadas, a campanha iniciada em Março e finalizada em Julho de 2009, recuperou o alinhamento retilíneo nos seis quilômetros de extensão, como sua profundidade mínima de quinze metros.

Hoje, a Marinha atribui o índice de 96% de eficácia na sinalização náutica dos canais de ambos portos, nível considerado ótimo nos padrões internacionais. Isto aliado à segurança e calado maior, recupera a plenitude operacionais da infra-estrutura marítima dos Portos do Paraná.