4 de out. de 2009

De onde vem a draga que a APPA está comprando?

Title: Where dredger to Paranaguá port comes from?

Tenho sido objeto de críticas, suspeitas, mentiras e ilações a respeito de tudo que tem acontecido nos portos do Paraná nestes últimos 12 meses em que ocupo, com muita honra, a superintendência dos Portos do Paraná.

Mas nos últimos dias, as críticas já se tornaram divertidas até, senão vejamos:
· O IMPACTO, um jornaleco transformado em “pasquim”, longe do querido O PASQUIM dos anos 70, tem criado uma estorinha sobre a draga que estamos licitando, dizendo que ela viria da DINAMARCA, e que já estava escolhida, e seria operada por uma empresa de Niterói-RJ.

· A falsa pista, foi seguida por um conhecidíssimo colunista do jornal GAZETA DO POVO, de Curitiba-PR, que “confirmou” tudo, e que realmente, já tudo acertado no reino da Dinamarca.

· Passadas algumas semanas, o intrépido colunista, sempre desinformado pelos seus não menos ingnorantes “informantes” descobriu e publicou com foto e tudo: acharam a draga que estávamos comprando “sob medida de alfaiate”, ela era idêntica em tudo inclusive no preço em REAIS e estava à nossa espera sabe onde? Na NOVA ZELÂNDIA! Como se os neozelandeses e seus brokers cotassem dragas para o mundo na nossa querida moeda nacional, o REAL!

· Passada uns poucos dias, o “pasquim” e o tal colunista corrigiram: Não, a draga que a APPA estaria comprando “sob medida” estava no SUL DA CHINA! Eureka! ... afinal eles “tinham achado” a draga que já estaria de forma criminosa e corrupta acertada e reservada pelos técnicos, profissionais e dirigentes da APPA.

A coisa parece brincadeira de criança que quando meninos brincávamos de “cabra cega”, onde se tenta adivinhar aquilo que não podemos ver por que estamos de olhos vendados.

Em geral, são os corruptos que enxergam corrupção nos outros, e não as suas. São dois famosos propineiros, e vendem seus espaços jornalísticos a quem pagar, quem não os conhece os acredita.

Como são corruptos conhecidos, aindam clamam pelas intervenções dos tribunais de conta e ministérios públicos. Ah! se eles fossem auditados como eu sou todos os dias....

Bem ... DINAMARCA, NOVA ZELÂNDIA e SUL DA CHINA já foram nominados pelas “cabras cegas”, que poderão dizer em suas colunas: “Eu não falei?!...”, caso realmemte um vendedor da nossa futura draga for de uma desses países, já preparando-me para mais acusações, por isso estão "cercando o mundo".

Faltou dizer que a draga virá da HOLANDA, EMIRADOS ÁRABES, SINGAPURA, CENTRO ou NORTE DA CHINA ... ou melhor: do planeta TERRA!
Depois que tudo isso acabar, vou publicar um retrospecto de suas trapalhadas jornalísticas, alimentadas até por um "entendido em dragas" de Paranaguá, que não aceitei suas consultorias para o processo de compra da draga porque queria generosos "honorários" para projetar uma draga "específica" para nossos portos, como que fossemos diferentes do resto do mundo!
Esse picareta e seus amigos com interesses contrariados são os que fazem "aceçoria" aos tais colunistas.
Isto sem falar daquele ex-oficial da Marinha que foi convidado a ir pra reserva, sob pena de ser expulso da corporação por ser corrupto, famoso "aceçor" de um não menos conhecido deputado da oposição do Governo do Paraná.

Como disse Jesus no Calvário: “Pai, perdoa-os. Eles não sabem o que fazem”.
E quando tudo isso acabar, me entenderei pessoalmente com cada um deles os nominando e desmascarando ... na Justiça ... é claro!
ATUALIZANDO:
No dia 29 de Outubro de 2009, a concorrência internacional aconteceu com sucesso: duas dragas de 5.500m³ cada foram habilitadas à vistoria física. Ambas de exportadores chineses, sendo uma já na água no porto de Shangai e outra docada no porto de Lin Hai.
Portanto, ficam desmacaras as mentiras e ilações que em muito afetaram as famílias e amigos dos técnicos, profissionais e dirigentes da APPA em todos estes meses.
Não houveram dragas da Noruega, Dinamarca, NOVA ZELÂNDIA, Singapura ou Coréia. As duas dragas são da China!
Os pseudo jornalistas (mas para chantagistas), chegaram a publicar uma foto da "draga sob medida", que estava ancorada em Auckland, na Nova Zelândia e pasmem, vermelha!
Para nossa sorte, nenhuma draga vermelha participou da concorrência, as habilitadas são AZUL e PRÊTO!
Como dizia um colunista social pioneiro na área jornalística, Ibrahim Sued: "Os cães ladram e a caravana passa ... de leve..."