22 de jul. de 2010

IBAMA LIBERA E DRAGAGEM COMEÇA!

O porto de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, inicia hoje as obras para dragagem do canal de acesso. A obra faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND) e tem recursos do Programa Nacional de Aceleração do Crescimento (PAC).


De acordo com o projeto, serão retirados 4,3 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Com a finalização das obras, o porto passará a ter 14 metros de profundidade, dois a mais que antes do início da operação.

O consórcio Van Oord-Boskalis venceu a licitação da obra, que está orçada em R$ 97,9 milhões. A dragagem do canal externo e interno deve durar aproximadamente sete meses. A expectativa é de que com a ampliação do calado e a possibilidade de atender embarcações maiores, o porto de São Francisco do Sul tenha um aumento de 30% na capacidade de operação.


A ordem de serviço foi assinada na sexta-feira pelo diretor de Planejamento Portuário da Secretaria Especial de Portos, Jorge Luiz Zuma e Maia, em Joinville. O início da obra estava pendente desde o começo do ano em função do licenciamento ambiental. O governador Leonel Pavan foi pessoalmente, em Brasília, pedir agilidade na liberação da licença ao presidente do Ibama, Abelardo Bayma.


Além da dragagem, o porto está recebendo investimentos nos berços de atracação. Em julho do ano passado, foi autorizado o início da licitação para construir o berço 401A. O cais terá plataforma de 19 metros de largura e 280 metros de comprimento e vai atender a navios com capacidade para até 75 mil toneladas. O berço será o novo terminal de cargas a granel. Com isso, o berço 101 vai virar uma área para embarque de contêineres.

A movimentação de carga a granel é a principal atividade do porto de São Francisco do Sul. Em abril, o terminal bateu recorde em movimentação geral. Foram 1.026.245 de toneladas, maior volume movimentado em um único mês na história do porto. A importação e exportação de produtos siderúrgicos puxou o bom resultado do mês.

Em 2009, o porto movimentou 7,5 milhões de toneladas e recebeu 843 navios. O resultado apresentou queda em relação a 2008, quando houve trânsito de 8,3 milhões de toneladas e 807 navios entre os berços públicos e privados.

Fonte:Valor Econômico/Júlia Pitthan, de Florianópolis