28 de jul. de 2011

Navios de Turismo: Não tenhamos ilusões! (Final)

Na postagem anterior, falei do desinteresse dos portos de cargas em compartilhar seus espaços com eventuais navios de passageiros. Isto demonstra um imenso vazio entre o discurso demagógico fácil e a prática diária na gestão portuária.

O artigo a seguir foi publicado por mim na minha coluna Transparência Portuária no jornal Correio do Litoral, de Guaratuba, desta semana. 

Então vamos ao artigo:


 “Lá vem o pessimista!” podem dizer alguns leitores. “Garanto que quando ele estava na direção do porto pensava de outro jeito!...” podem dizer outros.

Vou contar-lhes uma conversa que tive com o presidente da Associação Comercial de Paranaguá, Yahia Hamud, no verão de 2009/10, sobre turismo em Paranaguá e terminal para navios de passageiros.

A entidade comercial, é claro, defende até hoje a construção de um terminal de navios de passageiros em Paranaguá, com o argumento de que isso traria um belo equipamento de infraestrutura turística para a cidade, onde haveria lojas, restaurantes, seria integrado com uma marina pública e até um novo quartel da Capitania dos Portos, o que cheguei a conversar e trocar ideias com o então capitão Rios.

Para meus companheiros de gestão comunitária à época: eu superintendente do porto, Hamud presidente da Aciap e o comandante da Capitania dos Portos (que buscavam meu convencimento), eu dizia:

“Quando a gente quer receber alguém na nossa casa, e por mais simples que ela seja, temos que mantê-la sempre bem arrumada. O poder público municipal e o cidadão têm que primeiro fazer a lição de casa, que é deixar a cidade um 'brinco': limpa, arrumadinha, sem mendigos, 'noias' e pedintes nas ruas importunando as pessoas, canteiros e floreiras bem arrumadas, ruas bem conservadas e sinalizadas, variedade de restaurantes e por aí afora...”

Na minha visão, se terminais de navios de passageiros fossem economicamente viáveis, teríamos filas de empresários privados fazendo propostas para construírem um com seus recursos próprios, mas nunca na minha vida soube que alguém quer construir um.

Mas, se você oferecer uma concessão para construção de terminal de qualquer tipo de carga, ah!... chovem propostas e investidores.

Ora, então por que razão a pressão e os lobbies para construir o tal terminal de turismo? É porque querem fazer com dinheiro público, como se esse não tivesse dono e a sociedade não tivesse outras prioridades sociais para jogar R$ 40 ou 50 milhões pelo ralo (sem contar uma dragagem que seria milionária).

O mercado desse tipo de navio é instável: No próximo verão 2011/12, é esperada uma redução de 13 transatlânticos que deixarão de operar no Brasil, isso de uma média anual de 200 navios nos últimos cinco anos. Só de cargueiros você sabe quantos navios atracam em Paranaguá/Antonina em média por ano? 2.400!

Se Rio, Santos, Salvador, Vitória, Fortaleza e Itajaí e outros portos com imenso apelo turístico nas suas regiões têm dificuldades de captar essas escalas, o que seria de Paranaguá? Afinal, nenhum turista europeu sai de lá de navio pra conhecer nosso litoral. Quem falar ao contrário está mentindo.

Porto de Santos, que tem um terminal de passageiros adaptado de uma parte antiga do porto a associação comercial e a imprensa de lá sempre reclamam com a Codesp (a Appa deles) que “os turistas não ficam e não gastam na cidade!”. Elementar meu caro Watson, ninguém sai da Europa pra conhecer Santos... e ainda de navio!

O turista que embarca ou desembarca em Santos está lá de passagem e forçado. Tanto faz ser Santos, Paranaguá ou Rio Grande: o barato no navio e escalas com forte apelo turístico. Santos só tem uma vantagem para os operadores: São Paulo ao lado!

Em Santos o turista em uma hora chega a São Paulo e conhece a maior metrópole da América do Sul e uma das mais badaladas do mundo e curtindo uma infinidade de restaurantes internacionais, shoppings e o pulsar da economia brasileira... ou pega um avião pra qualquer parte do Brasil ou do mundo!

Aqui ao lado em Santa Catarina, é comum se ver no verão, transatlânticos fundearem ao largo de praias como Canasvieiras e Jurerê em Florianópolis ou Porto Belo, e os turistas irem à terra de lanchas do próprio navio. Curtem o dia e o astral das belas praias, gente bonita, água cristalina e areias macias e ao fim do dia retornam ao navio, suados e felizes, afinal, não há melhor hotel do que o que estão viajando.

Em uma escala em Itajaí, podem ir de ônibus passar o dia de verão nas areias do Balneário Camboriú a 20 minutos, só pra tirarem fotos e andarem no teleférico da Interpraias no meio da “floresta tropical”. É isso que turista quer.


Quem determina a escala do navio são os grandes operadores de turismo, como a MSC e a CVC e se não combinarem com eles antes, o fracasso será total. São monopólios que ficam na arquibancada vendo agentes públicos queimando dinheiro para atraírem uma simples escala de um belo transatlântico nem que seja para saírem na foto.

Mas afinal, quem se importa com o gasto supérfluo do dinheiro público? Eu me importei e vocês sabem o que aconteceu comigo.

Vamos primeiro fazer o melhor turismo com o que temos para brasileiros da região pra depois dar o próximo passo. Se a cidade não recolhe seu lixo ou não consegue tirar o mau cheiro, tratar seus esgotos, ou acabar com os buracos das ruas, como pensar em turismo internacional?

Até a próxima!