2 de set. de 2008

BRASIL SEDIARA CONFERÊNCIA DA OEA SOBRE PORTOS

Title: Brazil hosts OAS's interamerican ports conference in 2009.
A OEA – Organização dos Estados Americanos, com sede em Washington nos EUA, definiu o Brasil e em especial, Foz do Iguaçu, com sede da II Conferência do Hemisfério de Gestão Ambiental Portuária. Na última semana de 25 a 28 de agosto de 2008, com dirigentes da APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e अ ntonina, os representantes da CIP – Comissão Interamericana de Portos, estiveram reunidos na cidade que sediará o evento de Junho de 2009: Foz do Iguaçu.
Para o Brasil e para os portos brasileiros, será uma oportunidade única para discutir temas gerais de gestão ambiental, em especial sobre portos. As autoridades portuárias de portos das Américas estarão reunidas e discutindo nos vários painéis que estarão abertos com palestrantes de renome. Estiveram pela OEA: o secretário da CIP Carlos Gallegos, Guillermo Roose. Pelos portos do Paraná, o superintendente Eduardo Requião, os diretores Daniel Lúcio O. de Souza e Luiz Alberto de Paula César, além do técnico do IAP – Instituto Ambiental do Paraná Engº Pedro Fuentes Dias. Estiveram representados a ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, SEP – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.
Estuda-se a possibilidade de que outros eventos ocorram em paralelos, como feiras empresariais para exportadores e discussões ambientais para a comunidade acadêmica. O primeiro evento ocorreu no Panamá em 2007, e mesmo a delegação deste país, que esteve na reunião de Foz, acredita no sucesso de conteúdo e público que acorrerá ao evento, afinal, uma palestra magna está no planejamento: uma figura internacional de renome, Ainda é segredo, mas este blog revelará em primeira mão aos seus leitores.