1 de mai. de 2011

A maior dragagem dos últimos 20 anos em Paranguá: Canal da Galheta

Assinatura do contratato de dragagem com a empresa SOMAR (RJ). Governador Requião e diretores da empresa Ao fundo o superintendente da APPA Daniel Lúcio (Janeiro 2009).

Para que a memória curta não seja traída pelo tempo, estaremos relembrando alguns momentos históricos dos Porto. s do Paraná, em que a ação determinada salvou-nos do colapso operacional e econômico.


Vamos relembrar a maior dragagem da história do Canal da Galheta após sua construção nos anos 70. A dragagem realizada em 2009 na gestão do Superintendente Daniel Lúcio O. de Souza, em um dos momentos mais críticos dos portos de Paranaguá e Antonina, que estava à beira do seu fechamento.

 Governador Roberto Requião e superintendente da APPA Daniel Lúcio O. de Souza (Janeiro 2009), no evento de assinatura do contrato de dragagem emergencial do Canal da Galheta / Porto Paranaguá

A união da APPA, Governo do Paraná e a Comunidade Portuária, impediu a catástrofe, embora tenha sido impedida por agentes à serviço de políticos inescrupulosos (hoje envolvidos em escandalos na Assembléia Legislativa do Paraná).


Presidente da ACIAP Yahia Hamud, apoio fundamental e decisivo para a dragagem emergencial do Canal da Galheta.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), juntamente com outras 14 entidades da comunidade portuária paranaenses, divulgaram carta de apoio à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e ao Governo do Paraná para a realização da dragagem de emergência no Canal da Galheta.

Abaixo, íntegra da manifestação que foi encaminhada ao ministro de Portos, Pedro Brito, ao governador Roberto Requião, aos juízes de Paranaguá, ao capitão dos Portos do Paraná e ao presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus. O documento também foi encaminhado aos representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal em Paranaguá.

“As Autoridades Municipais Constituídas e Entidades signatárias, interpretando as preocupações de toda a comunidade portuária e econômica de Paranaguá, respeitosamente vêm à presença de Vossas Excelências a fim de expor e relatar o que segue, tendo em vista a questão da dragagem emergencial no Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá.

Superintendente Daniel Lúcio dando palestra aos deputados paranenses na sede da APPA sobre a dragagem (Maio 2009)

A matéria foi objeto da Deliberação n. 0001/2008 do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (cópia anexa), colhida por unanimidade dos Conselheiros, para prestar SOLIDARIEDADE à Autoridade Portuária no momento de dificuldade e oferecer-lhe apoio técnico e fazer gestões junto às Autoridades Federais no sentido de aprovar o mais rápido e eficaz mecanismo de contratação de companhia de dragagem, respeitada a legislação em vigor.

O conteúdo dos Considerando e a respectiva Resolução representam o pensamento da Comunidade Portuária, reiteradamente colhida em reuniões das Diretorias das Entidades signatárias.

De fato, a situação do Canal de Acesso é crítica, merecendo intervenção emergencial. A APPA tem constatado a dramática redução da profundidade e da largura do Canal, de forma que se afigura a proximidade de colapso.

Draga HAM 310 na asua atracação em Paranaguá (Janeiro 2009). Momento de alegria e alívio na comunidade portuária.
O Porto de Paranaguá é responsável por aproximadamente 10% das exportações brasileiras. Eventual problema na navegação trará graves conseqüências para a Nação e particularmente para a indústria e agricultura paranaenses.

As Entidades signatárias têm acompanhado os esforços do Governo do Estado do Paraná e da Autoridade Portuária no sentido de efetuar contratação de dragagem a preços que entende adequados.

Temos de considerar que o investimento em dragagem neste momento é vital, independentemente de custo. A variação de preços é irrelevante frente aos prejuízos que a interdição do Canal de Acesso ao Porto pode trazer à Economia Nacional. Neste momento a necessidade de dragagem sobrepõe-se a qualquer obstáculo.

Por essas relevantes razões as Autoridades Municipais Constituídas e a Comunidade Portuária representada pelos signatários deste documento, entendem que se trata de situação de urgência de atendimento de situação que com certeza ocasionará prejuízo a toda a Nação Brasileira, caso a dragagem não se realize.

Daí a nossa solidariedade com a contratação emergencial feita pela APPA. Qualquer obstáculo trará prejuízos incalculáveis e irrecuperáveis para toda a economia regional e nacional.

É importante ressaltar que os preços de dragagem são públicos, razão pela qual não se afigura a possibilidade de qualquer distorção.

A gravidade da situação não comporta a mínima postergação, razão pela qual entendemos oportuno e apropriado relatar a Vossas Excelências o pensamento de toda a Comunidade Política, Sindical e Empresarial, em respeito absoluto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado e da União.

Atenciosamente

Yahia Hamud – Presidente da ACIAP
Antonio Ricardo dos Santos - Presidente da Câmara Municipal de Paranaguá
Juarez Moraes e Silva - Presidente da ABRATEC
Victor Manuel Simões Pinto – Presidente do SINDAPAR
Wilson Morais da Silva - Presidente do SINTRAPORT
Ademir Scomassom - Presidente da Intersindical
Cristian César de Oliveira – Presidente do Sindicato dos Consertadores de Paranaguá
Antonio Carlos Bonzato – Presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá
Geremias Thomaz de Souza - Presidente do Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá
José Marcos Prieto Fernandes - Presidente do Sindicato dos Conferentes de Paranaguá.
Élcio Leonel Domingues – Presidente do Sindicato do Bloco de Paranaguá.
Pedro Henrique Martins – Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Pguá.
José Pereira de Jesus - Presidente da Cooperativa de Transportes de Cargas e Anexos
Armando Hamud Hamud - Presidente do Sindicato dos Lojistas de Paranaguá
Ednon Fernando Zacharias - Presidente da Coopadubo

 Deputados paranaenses (Douglas Fabrício, Scomasson e Marcelo Rangel ) com o superintendente da APPA Daniel Lúcio (Maio 2009).